Criando uma Esfera no Photoshop

1. Crie uma nova imagem com background branco. Pinte esse background com a cor #333333 (Cinza escuro). Para terminar o primeiro passo, crie uma nova camada e mude seu nome para "Corpo - Esfera".

2. Com a Layer "Corpo - Esfera" selecionada, crie um círculo com mais ou menos 50 pixels. Para criar o círculo selecione o "Eliptical Marquee". Segure shift e obtenha um círculo totalmente redondo. Após criar o círculo pinte-o com branco. Na Tab Layers marque a opção "Preserve Transparency". Observe a imagem ao lado e veja cada passo descrito.

3. Agora selecione o Gradient Tool (G), selecione Foreground Color #2C2C47 e Background Color #000000 (preto). Use o gradiente tool da esquerda/baixo para direita/cima. Observe a imagem ao lado para entender melhor. Veja o resultado alcançado.

4. Crie uma pequena seleção usando o Eliptical Marquee Tool. Faça parecido com a figura ao lado. Escolha novamente o Gradient Tool, e use cor #FFFFFF (braco) branco para Foreground Color. Clique duas vezes sobre o Gradient Tool para as opções aparecerem. As configurações são: Normal | Opacidade: 100% | Gradient: Foreground to Transparent, e marque as opções Transparency e Dither. Agora crie uma nova camada e renomei para "Reflexo". Use o gradient tool de cima para baixo. Observe a figura ao lado. Desmarque a seleção e mude a opacidade da Layer "Reflexo" para 50%. Observe que a Layer "Reflexo" deve estar acima da Layer "Corpo - Esfera".

5. Segure Control e clique sobre a Layer "Corpo - Esfera", você irá perceber que a seleção da esfera foi marcada. Com a seleção ainda ativa, crie uma nova Layer acima da da Layer "Reflexo" e mude seu nome para "Raio 01". Vá até o Menu e escolha Select » Modify » Contract. Escolha 2 pixels e pressione OK. Selecione a cor Branca e preencha o círculo. Agora escolha Marque Tool (M) e mova dois pixels para esquera e dois para cima. Você pode mover a seleção usando as setas do seu teclado. Pressione Del e pressione Control + D para desmarcar a seleção.

6. Agora vá até o menu e escolha Filter » Blur » Gaussian Blur. Escolha 1 pixel. Altere o modo da Layer "Raio 01" para Color Dodge e escolha opacidade 80%.

06

7. Crie uma nova camada e mude seu nome para "Reflexo 02", esta nova camada tem que estar acima de todas as outras. Selecione a cor #5A63FF e crie um pequeno círculo oval, como na figura ao lado. Você pode usar o Paintbrush tool (B) para fazer isso. Depois de criar o círculo lilas, va até o menu e então em Filter » Blur » Motion Blur. Escolha 45 Graus e Distance: 5.

8. Crie uma nova Layer acima da Layer Reflexo 02 e mude seu nome para Reflexo 03. Selecione o Airbrush Tool (J), escolha cor branca e faça uma pequena esfera no meio da cor lilas. Altere o modo da Layer para Color Dodge e escolha 50% de opacidade.

9. Faça o mesmo processo da seleção do passo 5. Segure Control e clique na Layer "Corpo - Esfera". Crie uma Layer, altere seu nome para "Sombra 01" e ponha essa Layer acima da Layer "Reflexo 03". Agora preencha a seleção com preto e vá até o menu Select » Modify » Expand. Escolha 3 pixels. Selecione marquee tool (M) e mova a seleção 10 pixels para direita e 10 pixels para baixo (10 toques na setinha direita do teclado e 10 toques na setinha baixo do teclado). Agora pressione Del para apagar a sombra.

10. Vá em menu Filter » Blur » Gaussian Blur. Escolha 2 pixels. Tenha certeza de estar com a Layer "Sombra 01" selecionada. Use a mesma seleção do passo 5 novamente. Selecione a layer "Sombra 01" e então pressione Control + Shift + I para inverter a seleção, então pressione Del para apagar a sombra preta que ultrapassou o limite do círculo.

11. Crie mais uma Layer. Renomei-a para "Luz". Crie então o pequeno ponto branco como na imagem ao lado. Você pode usar Airbush, Paintbrush ou Pencil (N). Você pode tentar usar o Filter » Blur » Gaussian Blur, use com uns 0.2 pixels. Não ixagere :)

12. Para finalizar... selecione mais uma vez o círculo, com descrito no passo 5 e já usado umas 3 vezes ate o passo atual. Crie uma nova Layer acima da layer "Luz" e mude o nome para "Contorno". Selecione a Layer "Contorno" e preencha a seleção com preto. Agora vá em menu, escolha Select » Modify » Contract. Escolha 1 pixel. Pressione Del para apagar a parte selecionada. Demarque a seleção. Tandam !!! Finalmente está acabado :)

13. E para treino... tente usar mais reflexos, sombras. Solte sua imaginação! Boa sorte.

Fonte: http://www.cyric.hpg.ig.com.br/tutoriais/11/index.html

Vida longa e prospera

Comentários

Anônimo disse…
Ola tem como postar mais tutoriais sobre photoshop...
Anônimo disse…
It's amazing to pay a visit this website and reading the views of all colleagues regarding this paragraph, while I am also keen of getting familiarity.

Also visit my weblog :: france bank holiday calendar 2012
Anônimo disse…
Do you have any video of that? I'd love to find out more details.

my homepage; huis huren frankrijk

Postagens mais visitadas deste blog

Criar Fumaça no Photoshop em 10 passos

Criando Efeito de Pontilhado em Foto

70 mais belos retratos femininos em CG